A parceria do Blog, Néctar Professional me enviou um release da pesquisa imparcial executada pela 10e10 Multimeios para compartilhar aqui com vocês, então vamos conferir (:
Qual marca de produto o
cabeleireiro utiliza no seu cabelo?
O segmento de beleza no Brasil é
um dos mais importantes do mundo e isso não é nenhuma novidade há pelo menos
uma década. E também não é novidade o crescimento da comunicação das marcas de
cosméticos profissionais através das redes sociais.
No início da década passada, a
internet era chamada de mídia alternativa pois estava fora dos veículos de
comunicação ditas tradicionais: jornal, revista, rádio e televisão. Mas o mundo mudou - as listas telefônicas, o
guia de ruas e estradas, e o bip desapareceram para dar lugar ao Google, GPS,
celulares e outras inúmeras opções tecnológicas à nossa disposição 24h por dia.
Na época da conexão de internet discada, quem imaginaria assistir a um filme
através de uma conexão a 5 ou 6 kb/s?
Em recente
pesquisa, foram analisadas as marcas brasileiras de cosméticos para salão que participaram
das últimas edições dos maiores eventos de beleza do país, a Beauty Fair e a
Hair Brasil, além dos anunciantes de duas importantes revistas voltadas para o
segmento de beleza profissional.
O ranking de
acessos ao site teve como parâmetro o índice Alexa Analytics, um serviço
gerenciado pela Amazon, que analisa e elabora rankings dos sites mais acessados
do mundo, segundo dados da ferramenta Alexa
Toolbar. Os principais critérios para o índice Alexa são
as quantidades de visitas ao site, tempo de permanência e a quantidade de
páginas visitadas.
Para Poliana Braga, gestora de
social media da Néctar do Brasil, a parceria com os principais blogs femininos
do país influenciou muito para que aumentasse a credibilidade da marca e conseqüentemente, a participação no
mercado. Todos os blogs que recebem os produtos da Néctar do Brasil, utilizam
os produtos e descrevem as suas impressões obtidas sem absolutamente qualquer
compensação financeira, ou seja, os leitores dos blogs reconhecem a sinceridade
nas resenhas, ficam encantados com os resultados e acabam utilizando os nossos
produtos e nos seguindo pelas redes sociais. Isso é um dos motivos para a
empresa ter tantos likes na fan page do Facebook e tantos acessos ao site,
conclui a profissional de Social Media.
O alcance da comunicação
corporativa pelas redes sociais, gera, em muitos casos, resultados superiores a
um anúncio em uma revista segmentada e o ganho não mensurável do marketing
online vem da grande visibilidade da marca e a interação da empresa com o seu
público alvo, aumentando o seu market share, comenta Eraldo Shinzato, consultor
de marketing especializado no segmento de cosméticos profissionais. Por esse motivo que hoje já é comum as
clientes entrarem no salão de beleza pedindo a utilização de uma determinada
marca de produtos, comenta Shinzato.