quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Tirando Dúvidas - Entrevista com a estilista Carolina Garcia!


Olá gente, tudo bem?
Hoje eu vim trazer para vocês uma entrevista com a estilista Carolina Garcia da Loja Minha Nossa que é parceira aqui do blog! Pensei em fazer essa entrevista para as pessoas que estão em dúvida do que fazer depois do colegial e que faculdade cursar. Então convidei a Carol para fazer uma entrevista aqui pro blog para vocês conhecerem um pouco mais sobre a profissão dela e quem sabe decidir fazer uma faculdade de Estilismo!
Então vamos ás perguntas! 

1- Porque você escolheu essa profissão?

Ao contrário do que se possa imaginar, eu nunca gostei da moda de passarela, nunca tive vontade de ter minha própria marca ou trabalhar para algum estilista.
Sempre gostei da relação entre moda e comportamento. Sempre me interessou a moda como "modo de vida", que vai além das roupas e acessórios, mas que está também na arquitetura, nos objetos dos dia-a-dia, carros, celulares, eletrônicos, etc
O que as pessoas usam/ consomem reflete não só suas personalidades, como também pode dizer muito sobre a época e o lugar em que vivemos.

2- Quando você decidiu ser estilista?
 Minha primeira opção de faculdade, quando eu terminei o colegial, foi Rádio e TV, porque eu gosto muito de artes visuais, em geral. Quando eu estava no segundo ano de RTV e tive que começar a fazer estágio, eu percebi que gostava muito daquilo como telespectadora, mas não era com o que eu queria trabalhar. Nessa época, já estava com vontade de fazer Moda. Eu já fazia minhas próprias roupas e amava fazer os trabalhos de figurino quando estava em RTV, gostava de estudar um personagem e imaginar como ele iria se vestir. Mas, até então, não tinha pensando nisso como profissão.  Depois de 2 anos de RTV, resolvi trancar a faculdade, fui morar fora, fiz uns cursos livres de moda pra testar se era realmente aquilo que eu queria. E quando eu voltei, entrei na faculdade de Moda.

3- Como é na faculdade de estilismo?
 Em primeiro lugar, a gente não fica desenhando e costurando! Nós temos várias aulas teóricas como antropologia, história da moda, ética, etc... Temos aulas de modelagem e costura, sim, mas para ter uma noção de como funciona e não para fazer propriamente as peças.
Temos aulas de desenho, tanto à mão quanto no computador (que é o que mais usamos no dia-a-dia de verdade.).
Aulas de marketing, de negócios, tecnologia têxtil...
De um modo geral, é um curso um pouco mais prático do que os convencionais. Temos muito mais trabalhos e projetos do que provas.
Mas depende muito do enfoque da faculdade também. Algumas são mais voltadas para criação, outras negócios, tecnologia têxtil. É uma área bastante ampla, existem muitas funções que as pessoas nem imaginam!

4- A quanto tempo você é estilista?
Meu primeiro emprego em moda foi em 2008. Então já são 5 anos aí!

5- Como você define o seu estilo?
Acho bem difícil definir! Uso as coisas que eu gosto sem pensar muito, não me preocupo em seguir as tendências e também não me preocupo em evitá-las. Meu visual acaba sendo uma mistura das várias coisas que eu gosto, Acho que vintage e rocker, acho que é o que prevalece. Depende do humor que eu acordo! rs Gosto muito de música e cinema, então isso com certeza acaba influenciando também.
Adoro estampas. No meu guarda-roupa você vai achar muitos vestidos e saias e pouquíssimas calças!
Sou louca por sapatos também!

6- Oque você precisa saber para ser estilista?
Cada setor tem suas necessidades específicas. Mas, acho que, acima de tudo, o mais importante é conhecer o público-alvo, saber bastante sobre o público que você quer atingir, para quem você quer vender. E estar bastante por dentro das coisas que acontecem no mundo para conseguir antecipar o que as pessoas vão querer consumir daqui um tempo.
Obviamente, precisa entender de tecido, como é o caimento de cada um, de modelagem, aviamentos. Mas não precisa ter talento para desenho e outras habilidades manuais.

7- Oque você mais gosta na moda?
Gosto da moda como forma de expressão. Seja pessoal como de um lugar ou uma época específica. Moda como modo de viver.

8- Oque te inspira na hora do trabalho?
Eu sempre trabalhei pra “gente de verdade”, como eu disse antes, nada de passarela e glamour. O que me inspira, então, são as coisas do dia-a-dia mesmo. Pra mim, é muito mais importante pensar se o que eu estou desenvolvendo é funcional, confortável, se vai ter um preço acessível, do que se vai ser meramente “diferente”.

9- Como foi o seu começo no mundo da moda?
Meu primeiro emprego foi como estagiária na Marisa. De estagiária virei estilista de lingerie. Fiquei lá por quase 3 anos, depois parei de trabalhar por um ano para fazer meu TCC. Quando acabei, entrei na Riachuelo como estilista de lingerie também. Há uns dois anos, comecei a trabalhar como consultora de imagem e estilo também.

10- Qual é a dica que você da para quem está pensando em estudar estilismo?
Se você pensa em fazer faculdade de moda porque gosta de fazer compras, porque gosta de desfiles ou porque acha que é "puro glamour", desiste agora! RS
O dia-a-dia da profissão, como diz o jargão é muito mais transpiração que inspiração! rs

Contatos:
E-mail: carol.sgarcia@gmail.com
Página do facebook da: Loja Minha Nossa.
Página do Site da: Loja Minha Nossa.
Facebook da: Carolina.
Twitter da Carolina.
Flickr 
Pinterest.

E ai gente oque acharam? Gostaram da entrevista? Tiraram algumas dúvidas? Souberam de algo novo? Se interessaram pela profissão? Deixe seus comentários (:



10 comentários:

  1. nossa que legal, eu adorei a entrevista =)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. gostei dessa profissão.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, me identifiquei bastante com o estilo dela e me fez ter mais certeza de que é moda que quero pra mim! Parabéns e sucesso para as duas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fiquei muito feliz em saber disso, em saber que a entrevista te ajudou! Isso é muito legal (:
      Muito obrigada, beijos :*

      Excluir
  4. achei bem interessante *--*
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Meninas, que bom que gostaram da entrevista! :) Se tiverem mais dúvidas, curiosidades e afins, podem entrar em contato comigo! Beijos
    Carol Garcia

    ResponderExcluir