quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Tirando dúvidas - Menstruação !

Olá gente, tudo bem com vocês ?

Tumblr_m2s7dqrw1m1qbj49mo1_500_large




Hoje eu vim postar aqui os mitos e as verdades sobre a menstruação, uma coisa que acontece com nosso corpo todo mês, que muitas meninas tem dúvidas ! Dei uma pesquisada na net sobre esse assunto e juntei tudo aqui pra vocês.
Vamos lá então tirar todas as dúvidas de vocês !

1- Quando a menina está menstruada, deve evitar pisar no chão descalça ?
Verdadeiro - Nesse período acontece uma baixa na resistência imunológica do organismo, proporcionando os resfriados, e além disso gente, o contato de nossos pés com o chão frio pode causar as terríveis cólicas !

2-  A menstruação faz aparecer mais espinhas ?
Verdadeiro - Infelizmente né gente ? Quem não odeia as espinhas ? E é incrível o fato de elas sempre aparecerem quando a gente menos quer né ! Mas durante a menstruação a variação hormonal costuma estimular o aparecimento de espinhas nas meninas com peles oleosas, um tratamento com o dermatologista e com o ginecologista pode amenizar o problema.

3- Não se deve lavar a cabeça durante a menstruação e tomar sorvete ou ingerir bebidas geladas causam hemorragia  ?
Mito - São apenas crendices do povo !

4- Não é normal sangramento apenas em um dia ?
Depende - Bem tem meninas que tem o ciclo entre três e cinco dias em médio, ciclos maiores ou menores de tempo são uma característica de cada uma de nós ! Mas, também podem indicar algum problema de saúde, na dúvida procure um ginecologista.

5 - Ao final do período as meninas se sentem indispostas e sonolentas ?
Depende - Aquelas que tem um fluxo mais intenso podem se sentir cansadas e indispostas após o período devido a perda do sangue.

6- No período de ovulação podem haver cólicas como no período de menstruação ?
Depende - Para algumas meninas sim, mas para outras o período de ovulação passa até despercebido.

7- Atividade física regular melhora a TPM ?
Verdadeiro - Na quarta semana do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio e de progesterona diminuem, fazendo com que o sistema nervoso central reduza a produção de endorfina. Com isso surge ansiedade, cólica, dor de cabeça, entre outros. Como a ginástica estimula a produção de endorfinas, meninas ativas sofrem menos com os sintomas de tensão.

8- Colocar uma bolsa de água quente na barriga ajuda ?
Verdadeiro - O calor aumenta a dilatação das paredes do útero, facilitando a liberação do óvulo e das paredes do endométrio.

9- Tomar anticoncepcional melhora a cólica ?
Verdadeiro - O uso da pílula faz com que você não ovule e, assim, o endométrio deixe de produzir em excesso uma substância chamada prostaglandina, uma das causas da cólica menstrual. 

10 - A cólica é pior na adolescência ?
Verdadeiro - Nessa idade o fluxo de sangue costuma ser bem maior assim como a produção de prostaglandina.

11- E a pergunta que as meninas mais fazem ! Depois de menstruar a menina para de crescer ?
Bem mesmo depois que você menstrua você ainda cresce 8 cm, oque acontece é que a partir dai a menina vai se desenvolver num ritmo mais lento.

Espero ter resolvido algumas dúvidas de vocês ! Se tiverem mais dúvidas é só me perguntar que eu vou tentar responder para ajudar todas vocês !

Resolvi algumas dúvidas ? Perguntas ?



4 comentários:

  1. Oi Adooreii o Post :) Essa do pé descalço eu nao sabia :\ Eu Andoo descalço em casa :\ mais vou parar! usahusha' Eu Também nao pratico esportes! por causa da discriminação dos Que jogam Mau( Tipo Eu) Me Ajudoou muiiito :) Minha mae vive falando que nao pode lavar o cabelo ¬¬' já faz uns 4 anos que eu menstruie e minha mae ainda fala! mais eu lavo escondido usash'

    beijoos //http://inspires7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou (:, eu também sofria discriminação por não saber jogar na educação física, mas agora só ignoro, estou lá pra aprender mesmo.
      Minha mãe também vivia falando de lavar o cabelo, dai mostrei pra ela que isso é apenas uma crendice, dai eu lavo meu cabelo normalmente ! kkk
      Beijos :*

      Excluir
  2. ameei o post
    tinha coisas que eu nem sabia
    tipo praticar esportes melhora a tpm
    Ficou ótimo o seu post (:
    Beijo
    minhahistoriasendofeita.blogspot.com.br
    da uma olhadinha lá
    (:

    ResponderExcluir